Ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, é preso e transferido para Presídio de Benfica
Ex-diretor da Petrobras é preso: O ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã deste sábado, 17 de agosto, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Duque, que estava foragido desde julho, foi condenado a 39 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Ele foi transferido para o Presídio de Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro, onde aguardará audiência de custódia.
Principais pontos
- Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras, foi preso em Volta Redonda (RJ) pela Polícia Federal.
- Duque estava foragido desde julho, quando a Justiça Federal do Paraná decretou sua prisão.
- Ele foi condenado a 39 anos, 2 meses e 20 dias de prisão em regime fechado por corrupção e lavagem de dinheiro.
- Duque foi transferido para o Presídio de Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro.
- A prisão de Duque é definitiva, sem possibilidade de recurso.
Detalhes da Prisão
Renato Duque, de 69 anos, foi encontrado em uma casa no bairro Niterói, em Volta Redonda, após um trabalho de inteligência da Polícia Federal. A prisão foi decretada pela 12ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que expediu o mandado de prisão definitiva. Duque foi um dos primeiros alvos da Operação Lava Jato e já havia sido preso preventivamente em 2015, permanecendo detido até 2020, quando passou a responder aos processos em liberdade com medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.
Histórico de Corrupção
Duque comandou a diretoria de serviços da Petrobras entre 2003 e 2012, período em que, segundo investigações, captou cerca de R$ 650 milhões em propinas com empreiteiras envolvidas em esquemas de corrupção. Ele foi condenado por crimes de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Apesar de não ter firmado acordo de delação premiada, Duque confessou crimes que envolviam integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), como o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Transferência para o Presídio de Benfica
Após ser preso, Duque foi transferido para o Presídio de Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária confirmou que ele deu entrada na Cadeia Pública José Frederico Marques. Duque aguardará a audiência de custódia, que ainda não tem data definida.
Ex-diretor da Petrobras é preso: Repercussão e Apelações
A defesa de Renato Duque não se manifestou sobre a prisão. Anteriormente, os advogados de Duque apresentaram apelações ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a prisão, alegando incompetência do ex-juiz Sérgio Moro e questionando a imparcialidade dos julgamentos. Alguns processos conduzidos por Moro no âmbito da Operação Lava Jato foram anulados pelo STF, mas a prisão de Duque permanece válida.
A prisão de Renato Duque marca mais um capítulo na luta contra a corrupção no Brasil, destacando a importância da Operação Lava Jato na investigação e punição de crimes envolvendo altos executivos e políticos.
Fontes
- Ex-diretor da Petrobrás, Renato Duque, é transferido para Presídio de Benfica, Folha Vitória.
- PF prende ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, Folha Vitória.
- Ex-diretor da Petrobrás, Renato Duque, é transferido para Presídio de Benfica Por Estadão Conteúdo, Investing.com Brasil – Finanças, Câmbio e Investimentos.
- PF prende ex-diretor de serviços da Petrobras que estava foragido Por Reuters, Investing.com Brasil – Finanças, Câmbio e Investimentos.
- Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, é preso em Volta Redonda | CGN – O maior portal de notícias de Cascavel e do Paraná, CGN.