Pular para o conteúdo

O que é Bens

O que são Bens?

Bens são elementos tangíveis ou intangíveis que possuem valor econômico e podem ser utilizados para satisfazer necessidades humanas. Eles podem ser divididos em duas categorias principais: bens materiais e bens imateriais. Os bens materiais são aqueles que podem ser tocados, como carros, casas, roupas, alimentos, entre outros. Já os bens imateriais são aqueles que não podem ser tocados, como serviços, marcas, patentes, direitos autorais, entre outros.

Tipos de Bens

Existem diversos tipos de bens, que podem ser classificados de acordo com diferentes critérios. Uma das formas mais comuns de classificação dos bens é de acordo com a sua rivalidade no consumo. Bens rivais são aqueles cujo consumo por uma pessoa impede o consumo por outra, como um carro. Já os bens não rivais são aqueles cujo consumo por uma pessoa não impede o consumo por outra, como um software.

Bens Duráveis e Não Duráveis

Outra forma de classificação dos bens é de acordo com a sua durabilidade. Os bens duráveis são aqueles que possuem uma vida útil mais longa, como eletrodomésticos, móveis, veículos, entre outros. Já os bens não duráveis são aqueles que possuem uma vida útil mais curta, como alimentos, produtos de higiene pessoal, entre outros.

Bens de Consumo e Bens de Produção

Os bens também podem ser classificados de acordo com a sua finalidade. Os bens de consumo são aqueles destinados ao consumo final, ou seja, são utilizados para satisfazer diretamente as necessidades dos consumidores. Já os bens de produção são aqueles utilizados no processo de produção de outros bens, como máquinas, equipamentos, matérias-primas, entre outros.

Bens Públicos e Bens Privados

Outra forma de classificação dos bens é de acordo com a sua natureza de consumo. Os bens públicos são aqueles que são de uso coletivo e não podem ser excluídos de ninguém, como parques, ruas, iluminação pública, entre outros. Já os bens privados são aqueles que são de uso exclusivo de uma pessoa ou grupo de pessoas, como uma casa, um carro, entre outros.

Bens Livres e Bens Econômicos

Os bens também podem ser classificados de acordo com a sua disponibilidade no mercado. Os bens livres são aqueles que estão disponíveis em quantidade ilimitada e não possuem valor econômico, como o ar que respiramos. Já os bens econômicos são aqueles que possuem valor econômico e são escassos, ou seja, sua quantidade é limitada em relação à demanda.

Conclusão